Brigadeiro Gourmet (Cremoso)


O famoso Brigadeiro - queridinho dos brasileiros - foi criado há décadas, e até hoje continua sendo o docinho favorito para comer em festas ou mesmo em dias de desânimo. Sua versão clássica leva leite condensado e achocolatado em pó (geralmente substituído por chocolate em pó para equilibrar o nível de açúcar).

Mas agora com a era da "gourmetização", por que não utilizar o real chocolate como destaque? O sabor fica mais intenso, menos enjoativo e com um toque sofisticado. Confira abaixo a releitura do brigadeiro em sua versão gourmet!

Ingredientes

1 lata de leite condensado (de boa qualidade) - 395g
1 xícara (chá) de chocolate meio amargo em gotas ou picado (utilizei 53% cacau)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 pitada de sal para finalizar (utilizei sal rosa do Himalaia)

Preparo

Em uma panela coloque o leite condensado e a manteiga. Mexa sempre em fogo baixo e raspando as laterais da panela para não grudar. Quando a manteiga derreter, acrescente o chocolate e continue mexendo até que a mistura fique homogênea. Sempre mexendo, quando a mistura estiver desgrudando da panela desligue o fogo e coloque o sal. Misture direitinho e transfira seu doce para um prato ou vasilha. Pronto! Ao guardar na geladeira, coloque uma tampa na vasilha ou mesmo cubra com filme plástico para não ressecar.

O sabor de chocolate fica bem acentuado e o sal dá um charme especial (além de realçar o sabor, ele dá aquela sensação agridoce). O brigadeiro bem cremosinho graças ao próprio chocolate. Confira o passo-a-passo da receita no vídeo abaixo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas positivas ou construtivas serão muito bem-vindas!
Sem ofensas, por favor! De ruim já basta a vida, rs

Instagram