Projeto Secão - Apresento-lhes os meus dados técnicos

Hey, hey!

Estou muito animado, pois agora comecei oficialmente o PROJETO SECÃO – FORTE SIM, MAGRINHO NÃO! Antes de mais nada, quero deixar registrado aqui os meus dados clínicos, assim vocês poderão ter uma noção de como eu sou fisicamente.
[Está com preguiça de ler tudo ou quer rir um poucão? Assista ao vídeo!]
S de Saudável
Em agosto de 2014 eu fui ao ortopedista para que o médico examinasse a minha coluna. Eu sofro de escoliose dorsolombar, uma leve deformidade em formato de “S” na espinha cervical – se eu falar besteira me corrijam! O doutor examinou minha coluna, conferiu meu raio-x e constatou que é uma leve escoliose. Segundo ele, a minha postura – que está pendendo para o lado, tipo como um zumbi – pode ser corrigida principalmente com natação, pois esse esporte trabalha o corpo como um todo. Porém, eu tenho baixa musculatura. Eu não aguento ficar na piscina porque eu me tremo todo de frio, não sei boiar, e seria capaz de eu quebrar os braços ao tentar nadar... Bom, essa última parte é exagero meu, mas eu não aguento fazer esforços!

O doutor recomendou então que eu fizesse musculação, mas moderadamente, porque antes de mais nada, eu preciso fortalecer a minha musculatura. Ele passou também umas sessões de fisioterapia, mas eu não cheguei a fazer, pois tem uns aparelhos que dão choques e... Eu não suporte choques!

Já neste ano, em abril, eu me consultei com uma nutricionista. Foi minha primeira vez e adorei. Fui muito bem atendido e conversei bastante com a doutora. Ela pegou meus dados, como altura, peso, e fez algumas medições:

Peso: 59,60kg
Altura: 1,75m
Peso teórico: 67,50kg (Longelíneo) – Este é o peso mínimo que eu devo ter em relação com a minha altura.
Relação % peso atual x peso teórico: 88,30% (Desnutrição leve) – Não que eu não esteja saudável, mas também não estou no meu ideal.
Índice de Massa Corpórea (IMC): 19,48kg/m2 (Normal) – Porém, é o número mínimo recomendado.
Circunferência do braço: 81,91% (Depleção leve)
Circunferência muscular do braço: 87,39% (Depleção leve)
Prega cutânea triciptal: 48,00% (Depleção moderada)
Relação de risco da circunferência da cintura: 65,00 (Sem risco)
Massa Corpórea Magra: 28,94 (Baixa musculatura – depleção)

Viram como eu estou ótimo? Só que não! A partir disso a nutricionista me passou uma orientação do que posso estar comendo entre e durante as refeições. Mas o elemento X da questão é o Nutren Senior, um suplemento de vitaminas e sais minerais desenvolvido pela Nestlé – para gente idosa. Estou estão fraquinho que preciso desse composto para me nutrir melhor. Devo tomar 6 colheres de sopa disto por dia, divididas em: 2 colheres no café da manhã, 2 colheres no lanche pré-treino e 2 colheres na ceia (lanche antes de me deitar).

E assim a vida segue! Comecei e não pretendo parar tão cedo. Espero ter uma qualidade de vida melhor, com mais pique e ânimo para enfrentar o dia-a-dia. E não é preciso ter muita grana! O ortopedista foi pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a consulta com a nutricionista foi R$ 64,00 e a mensalidade da academia custa R$ 60,00. Eu posso administrar isso numa boa recebendo como estagiário, e quem tiver Bolsa Família também pode se cuidar, né non? Basta querer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas positivas ou construtivas serão muito bem-vindas!
Sem ofensas, por favor! De ruim já basta a vida, rs

Instagram